domingo, 8 de novembro de 2020

René Lalique e a Idade do Vidro- Museu Calouste Gulbenkian

 


     
       


A primeira exposição que a Fundação dedica a René Lalique desde 1988 centra-se na relação do artista com o vidro. A seleção de cerca de 100 objetos, provenientes da Coleção do Fundador e de outros museus e coleções particulares, reúne joias, peças de ourivesaria, vidros e objetos de design.
O Museu Calouste Gulbenkian reúne na Coleção do Fundador quase duas centenas de obras de René Lalique, entre as quais se contam algumas das mais célebres joias criadas pelo artista.
A origem deste magnífico conjunto remonta à década de 1890, altura em que Calouste Gulbenkian e René Lalique se conheceram. A amizade de ambos, que durou meio século, levou o colecionador a adquirir, entre 1899 e 1927, a quase totalidade das obras diretamente ao artista, com apenas uma exceção.

O percurso da exposição, cronologicamente ancorado em dois momentos chave da arte do século XX – a Exposição Universal de 1900 e a Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas de 1925 – percorrerá, no entanto, todos os grandes momentos da carreira do artista, desde a fase de produção artesanal como joalheiro no período Arte Nova, até ao período em que assumiu o papel de «industrial-criador» iniciada no momento em que passou a dedicar-se exclusivamente ao vidro.ntos  

https://gulbenkian.pt/museu/agenda/rene-lalique-e-a-idade-do-vidro-arte-e-industria/

DATAS

30 out – 01 fev 2021

Encerra à Terça-feira

LOCAL

Coleção do Fundador – Galeria do Piso Inferior

Av. de Berna, 45A, Lisboa


Lotação máxima: 25 visitantes

PREÇOS

Entrada gratuita sujeita à lotação do espaço e mediante levantamento de bilhete.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Marcas na História com o tema “Vamos Fotografar o Nosso Património Arquitetónico” - resultados do concurso

https://www.facebook.com/photo?fbid=7725874837455879&set=pcb.7725876237455739 Eis os resultados do concurso de fotografia digital Marcas...