domingo, 15 de dezembro de 2019

Relatório da peça de teatro «Auto da Barca do Inferno» de Gil Vicente

Resultado de imagem para desenho parvo gil vicenteImagem relacionadaResultado de imagem para desenho parvo gil vicenteImagem relacionada

Este relatório descreve a visita de estudo, ocorrida a 19/11/2019, em Lisboa, das turmas do 9ºano da Escola Secundária de Coruche, organizada pela disciplina de Português.
Com o objetivo de consolidar a aprendizagem em sala de aula, as turmas assistiram à encenação da peça de teatro o «Auto da Barca do Inferno», de Gil Vicente, da companhia de teatro «O Sonho», obra esta, enquadrada no plano anual de atividades da disciplina.
As turmas saíram da escola por volta das 8h30m, distribuídas por 3 autocarros. A minha turma foi acompanhada, juntamente com o 9ºA e 9ºD, pelos professores João Paulo Rodrigues, Alberto Morgado e Fernanda Correia. Após a chegada a Lisboa, por volta das 10h, fomos diretamente para o local onde a peça foi encenada. Por volta das 10h30m, depois de organizar as turmas na sala, houve uma pequena apresentação do autor, do contexto em que foi escrita e das regras durante a peça.
Entretanto, a peça começou com a entrada do Anjo e do Diabo que vão para as respetivas barcas, desenrolando-se as seguintes cenas da obra:
·       «Diabo e o Companheiro»;
·       «Fidalgo», que veio acompanhado do Pajem, carregando a cadeira de espaldas;
·       «Onzeneiro», que veio carregado com uma bolsa;
·       «Parvo»;
·   «Sapateiro», que trazia quatro formas às costas, interagindo com vários membros do público;
·   «Frade», que ia equipado com uma espada e um broquel, em que a Moça que o acompanhava também interagiu com o público;
·       «Enforcado», que vinha com uma corda ao pescoço;
·       «Alcoviteira», que vinha carregada com três caixas cheias de joias, penas e tecidos,
e que reuniu três raparigas do público para participarem na interpretação;
·       «Judeu», que trazia uma cabra às costas;
·    «Corregedor e o Procurador», que reuniu três rapazes para participarem na representação;
·       «Quatro Cavaleiros».
Após a peça, foi feita a apresentação dos atores e da equipa de organização.
As cenas que eu mais gostei foram a do «Parvo», do «Sapateiro» e da «Alcoviteira», pois achei-as muito engraçadas devido ao cómico de linguagem utilizado pelas personagens. No entanto, as minhas personagens preferidas foram o Parvo e o Diabo, porque achei que deram mais entoação na representação.
No final da peça, por volta das 12h, pudemos esclarecer algumas dúvidas sobre a peça e tirar fotografias com alguns atores.
No geral, achei a visita de estudo muito interessante e inspiradora, completamente enquadrada na matéria lecionada atualmente nas aulas.
        
   Realizado por: Mariana Carvalho Suzana, Nº18, 9ºB
Destinatário: Prof.ª Mariana Tomás
Local: Rua José Domingos Barreiro, Nº17 Lisboa
19/11/2019

Sem comentários:

Enviar um comentário

Marcas na História com o tema “Vamos Fotografar o Nosso Património Arquitetónico” - resultados do concurso

https://www.facebook.com/photo?fbid=7725874837455879&set=pcb.7725876237455739 Eis os resultados do concurso de fotografia digital Marcas...