quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Nadir Afonso, o pintor da abstração geométrica!

Nenhuma descrição de foto disponível.
Celebramos hoje (4 dezembro) Nadir Afonso, nascido neste dia em 1920.
Mestre da abstração geométrica, formou-se em arquitectura e trabalhou ao lado de nomes como Le Corbusier ou Óscar Niemeyer. Foi, de resto, depois da passagem pelo Brasil que Nadir Afonso abandonou o trabalho como arquitecto, para se dedicar por inteiro à pintura. Em 2009, em entrevista ao Público, recordava esse período: "É claro que eu gostei do Brasil, mas para estar a trabalhar não me adaptava. De resto, eu tinha uma vontade de pintar... e como arquitecto isso não era possível. Para mim, era bom estar em Paris, mas a pintar. À medida que fui trabalhando cheguei à conclusão que já não era Paris, já não era Nova Iorque, podia muito bem ser Lisboa. Em Chaves podia fazer a minha obra. Quando entendi as leis da obra de arte, percebi que já não precisava de mais, comecei a sentir que essas leis são universais e que eu podia estar muito bem em qualquer lugar. Se tiver um metro quadrado de espaço para trabalhar, sou tão feliz como numa grande cidade. Comecei a sentir que a minha obra era cosmopolita, em qualquer parte se podia desenvolver."
fonte:
https://www.facebook.com/search/top/q=funda%C3%A7%C3%A3o%20nadir%20afonso&epa=SEARCH_BOX

Sem comentários:

Enviar um comentário

Marcas na História com o tema “Vamos Fotografar o Nosso Património Arquitetónico” - resultados do concurso

https://www.facebook.com/photo?fbid=7725874837455879&set=pcb.7725876237455739 Eis os resultados do concurso de fotografia digital Marcas...