O Estudo sobre Competências Sociais e Emocionais (Study of Social and Emotional Skills – SSES) [1] coordenado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) envolve 10 países do mundo, entre os quais Portugal, exclusivamente o município de Sintra (1 cidade/ país). Contando com o apoio do Ministério da Educação e financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, envolveu em Sintra a participação de 58% dos alunos, 80% dos docentes e 96% dos diretores dos estabelecimentos de ensino.
Este estudo não se destina a avaliar o desempenho curricular dos alunos, mas competências que lhes permitem lidar com a incerteza, a complexidade, o cuidado e respeito mútuo e, em geral, os desafios do futuro. É o primeiro estudo internacional a avaliar estas competências em duas faixas etárias - 10 e 15 anos – que frequentam qualquer modalidade de ensino do 4.º ano ao 12.º ano de escolaridade e desenvolveu-se em três fases:
1.ª Teste aos instrumentos a aplicar (abril a maio de 2018);
2.ª Ensaio de campo (outubro a dezembro de 2018, em 31 estabelecimentos de ensino público e privado);
3.ª Estudo principal (outubro a dezembro de 2019 em 48 escolas para os alunos de 10 anos e 31 escolas para os alunos de 15 anos, envolvendo 58% [3855] dos alunos, 80% dos docentes e 96% dos diretores dos estabelecimentos de ensino de Sintra).
De acordo com o Sumário Executivo do Estudo conclui-se, nas várias áreas, o seguinte:
Distribuição sociodemográfica, tendo por base idade, sexo, estatuto socioeconómico e antecedentes migratórios dos jovens
https://blogue.rbe.mec.pt/alem-da-aprendizagem-academica-2537306
Sem comentários:
Enviar um comentário