segunda-feira, 11 de novembro de 2019

À conversa com o Dr. José Ramos-Horta


      
O encerramento da Bienal de Artes de Coruche, no passado dia 13 de outubro, foi dedicado a Timor. Perante uma vasta plateia, os visitantes puderam assistir, na antiga Escola Primária do Bairro Novo, a uma mostra cultural relacionada com Timor e a uma palestra com o Nobel da Paz, Dr. José Ramos-Horta.
      A este evento, acompanhados pela nossa Diretora de Turma, Prof. Ana Cristina Marques estivemos eu, Simão Silva e o meu colega Manuel Mendes enquanto alunos do 6º A da Escola Básica 2,3 Dr. Armando Lizardo, que no final da palestra nos juntámos à conversa com o Nobel da Paz.
     É de referir que a minha participação e a do Manuel neste evento se prende com o projeto que a nossa turma (6ºA) está a desenvolver em Cidadania e Desenvolvimento, Português, História e Geografia de Portugal e Educação Visual. Aproveitando a temática da Bienal de Artes, estamos a realizar trabalhos sobre a história, a localização geográfica, a cultura, a gastronomia, a arte dos países lusófonos mencionados na toponímia do Bairro Novo.
      No meu caso concreto, o trabalho prende-se com Timor, por isso, esta foi uma oportunidade única de colocar algumas questões ao “Grande Embaixador de Timor Leste” que se mostrou muito recetivo e agradado com a nossa determinação, chegando a gracejar no final: “ Têm aqui diplomatas!”
      Para nós, esta terá sido, seguramente, uma oportunidade única, que não iremos esquecer, o dia em que estivemos à conversa com o Dr. Ramos-Horta, defensor dos direitos humanos e antigo Presidente de Timor-Leste.
     Por último, quero referir que eu e o Manuel ficamos muito honrados com o facto do Dr. Ramos-Horta ter feito referência à nossa participação neste evento, no seu facebook.
                                                                                                         Simão Silva
                                                                                                          6º A, nº20

1 comentário:

Sugestões de leituras de férias para jovens. As aulas terminaram. O verão chegou

  As férias estão aí! É tempo de divertimento e descanso, mas também de reflexão e de usufruir de momentos de leitura. A escola, a família e...